Renovação de Matrícula 2021/2 – Horário e Informações
Curso de Engenharia Elétrica (2103) – Horário para 2021/2 – Versão 27/07/2021
HorárioEELET_2ºSem2021_V.27julho
Processo de Renovação de Matrícula 2021/2
Segue uma descrição sucinta do processo de renovação de matrícula.
A renovação de matrícula é composta por três etapas:
- Seleção de disciplinas;
- Ajustes de matrícula (pelo coordenador e pelo acadêmico);
- Validação de matrículas.
Datas da Matrícula:
- Matrícula – Cursos Modalidade Presencial:
- Seleção de Disciplinas Matrícula 2021/2: 29/07 07:00 até 30/07 23:59
- Distribuição 2021/2: 31/07 00:00 até 02/08 08:59
- Ajustes Coordenador Matrícula 2021/2: 02/08 09:00 até 04/08 23:59
- Solicitação de Ajustes (acadêmico) Matrícula 2021/2: 05/08 07:00 até 06/08 23:59
- Distribuição 2 – 2021/2: 07/08 00:00 até 09/08 08:59
- Ajustes 2 Coordenador Matrícula 2021/2: 09/08 09:00 até 11/08 23:59
- Período de Validação da Matrícula Online 2021/2: 12/08 00:00 até 20/08 23:59
- Trancamento – Somente Cursos Modalidade Presencial:
- Solicitação online pelo acadêmico, disponível no endereço (https://siscad.ufms.br): 29/07/2021 07:00 – 20/08/2021 23:59
A etapa de seleção de disciplinas é realizada pelos discentes e consiste na escolha das disciplinas/turmas que o discente tem interesse em cursar no período letivo corrente. A seleção de disciplinas será feita pelo próprio discente, através do módulo de Matrícula Online do Siscad, disponível no endereço https://siscad.ufms.br, nas datas informadas.
Concluída a etapa de seleção de disciplinas, o Siscad realizará, automaticamente, a distribuição de vagas de acordo com os critérios definidos em resoluções que regulamentam os procedimentos de renovação de matrícula. O estudante poderá verificar a sua situação por meio do próprio Sistema de Matrículas.
Após a distribuição, inicia o período de ajustes pela coordenação de curso.
As pendências serão agrupadas por disciplinas e o coordenador poderá verificar cada uma das pendências, de acordo com a situação e prioridade de atendimento, conforme disposto no artigo 14 da Instrução Normativa 01/2019-PROGRAD, de 14 de janeiro de 2019.
Aqueles discentes que participaram da seleção e tiveram algum problema como, por exemplo, vagas insuficientes na disciplina, poderão ter a sua pendência resolvida através do aumento do número de vagas, desde que autorizado pelas coordenações de curso, ou alteração de turma, desde que haja compatibilidade de horários com disciplinas já selecionadas. Essas ações são realizadas na etapa de ajustes do coordenador.
Após o período de ajustes pela coordenação de curso, inicia-se o período de solicitação de ajustes do discente. Aqui, o objetivo é a identificação de eventuais adequações e ajustes da matrícula em disciplinas, solicitados pelos discentes à coordenação do curso, por meio do módulo de matrícula online do Siscad (https://siscad.ufms.br), tais como inclusão ou exclusão de disciplinas.
Em seguida, o Siscad realizará a Distribuição 2 – uma última distribuição automática de vagas, considerando apenas as vagas remanescentes – e os pedidos de ajustes dos acadêmicos.
A seguir, a coordenação de curso participará da etapa Ajustes 2 e por fim da etapa de validação de matrículas e estará disponível para esclarecer dúvidas ou resolver problemas de matrícula que ainda restarem.
De acordo com a Resolução COEG nº 550/2018, será excluído do curso o discente que deixar de realizar a renovação de matrícula nos prazos fixados no Calendário Acadêmico, quando não for permitido o trancamento automático.