Informações Gerais
Objetivos do Curso
O Curso de Engenharia Elétrica tem por finalidade contribuir para o atendimento às demandas da sociedade em sua área de atuação, bem como para o desenvolvimento sustentável da região e do país.
Para o cumprimento de sua finalidade, o curso referencia-se na qualidade que pretende imprimir à sua atividade formadora, com visão crítica e criativa, calçado na ética profissional, tendo como meta alcançar a excelência em nível nacional na formação de profissionais de Engenharia Elétrica.
O objetivo geral do Curso é formar profissionais engenheiros eletricistas com uma formação generalista, capacitados a atender às diferentes solicitações profissionais pertinentes, com uma visão crítica, criativa e inovadora, através de uma sólida formação básica, geral e humanística, associada à sua formação profissional específica, que possam adaptar-se com facilidade às habituais mudanças e avanços tecnológicos e incentivar o desenvolvimento de seus próprios empreendimentos no mercado profissional.
Os objetivos específicos do Curso de Engenharia Elétrica/UFMS são:
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de Engenharia Elétrica;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia Elétrica;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de Engenharia Elétrica;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional.
Perfil do Profissional face aos Objetivos do Curso
Uma característica fundamental do nosso tempo é a velocidade com que se dão as mudanças nos campos da ciência e da tecnologia. Tal circunstância requer esforços, dos profissionais de todas as áreas, no sentido de uma contínua atualização profissional.
No campo da Engenharia, a rapidez com que ocorrem as transformações científicas e tecnológicas tem um efeito ainda mais contundente. E, no âmbito da Engenharia Elétrica – por tratar-se de uma área onde o surgimento das novas tecnologias tem repercussão praticamente imediata -, o vertiginoso ritmo das inovações exige do Engenheiro Eletricista a capacidade de compreendê-las e absorvê-las com rapidez e eficiência.
A consciência da necessidade de uma contínua atualização profissional, de que a educação continuada é imprescindível a um competente desempenho profissional, deve, portanto, estar entre os componentes do perfil atual do profissional de Engenharia Elétrica.
Nesse novo contexto de mudanças rápidas e radicais – e não apenas na ciência e na tecnologia, mas também nos campos político e econômico-social – o trânsito e a atuação eficaz do profissional de Engenharia Elétrica nessa realidade em permanente transformação, têm como alicerce a formação recebida durante o seu curso de graduação.
Nesse sentido, é condição necessária que o profissional tenha uma formação generalista, com sólida formação básica, geral e profissional, o que deve ser proporcionado pelo curso. Do profissional de Engenharia Elétrica requer-se que tenha a capacidade de resolver problemas concretos da sua área, aplicando os modelos adequados às situações reais. Deve ser capaz de promover abstrações e adequar-se a novas situações encontradas no ambiente prático.
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e requerem novas habilidades, atitudes e diferenciais para uma inserção profissional promissora. Portanto, o perfil do profissional do século XXI transcende o de projetista e/ou usuário das novas tecnologias, devendo ser portador de visão crítica das questões políticas, sociais, econômicas, ambientais e relativas ao desenvolvimento sustentável, que permeiam a atividade do Engenheiro Eletricista.
Considerando-se as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (Ministério da Educação – Resolução n° 11/2002 – Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia), as recomendações do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) e da ABET (Accreditation Board for Engineering and Technology), o/(a) Engenheiro/(a) Eletricista deve apresentar as seguintes habilidades:
- Projetar e conduzir experimentos bem como analisar e interpretar resultados;
- Projetar sistemas, componentes ou processos elétricos para atender a requisitos específicos;
- Identificar, formular, planejar e coordenar projetos e serviços na área da Engenharia Elétrica;
- Desenvolver e/ou utilizar técnicas, ferramentas e novas tecnologias para o exercício prático da Engenharia Elétrica;
- Aplicar conhecimentos interdisciplinares, abrangendo as áreas de Economia, Administração, Ciências Humanas e Sociais, Ambiental e Empreendedorismo;
- Aplicar conhecimentos de ciências básicas – Física, Cálculo, Química e Computação – bem como saber aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à Engenharia Elétrica;
- Atuar em equipes multidisciplinares;
- Assumir a postura de permanente busca de atualização profissional;
- Comunicar-se efetivamente (escrita e oral);
- Ter consciência social, compreender a natureza da ética e da responsabilidade profissional e ser capaz de avaliar o impacto das soluções da engenharia no contexto social e ambiental.
Tais habilidades devem permitir ao egresso desempenhar quaisquer das atividades descritas no Art n° 5 da Resolução n° 1010/CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CREA/CONFEA – Resolução n° 1.010/2005).
Coordenação
Prof. Dr. Jurandir de Oliveira Soares
E-mail: eelet.faeng@ufms.br / jurandir.soares@ufms.br
Fone: 67 3345-7464