Implementação de trabalho em rede nos Laboratórios de Otimização de Sistemas Motrizes – Lamotriz
Laboratório de Eficiência Energética em Sistemas Motrizes – LAMOTRIZ/FAENG/UFMS
Originado de um convênio entre a Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – ELETROBRÁS e o Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o LAMOTRIZ/FAENG/UFMS, com fins didáticos, compreende atividades de ensino, pesquisa e extensão, onde podem ser avaliados aspectos relacionados à Eficiência Energética em Consumidores Industriais.
Implementação de trabalho em rede nos Laboratórios de Otimização de Sistemas Motrizes – Lamotriz
Fonte: http://www.procelinfo.com.br
A Eletrobras, por meio do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), tornou público os resultados do projeto “Implementação de trabalho em rede nos Laboratórios de Otimização de Sistemas Motrizes – Lamotriz”. Integrante do 2º Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR Procel 2018), a iniciativa teve como objetivo estimular a atuação em rede dos Laboratórios de Sistemas Motrizes (Lamotriz) instalados pelo Procel em 13 universidades públicas brasileiras.
Apresentação
Os laboratórios de sistemas motrizes _ “Lamotrizes”, estão estrategicamente alocados em universidades das cinco regiões do País. O objetivo dos mesmos é prestar suporte técnico às ações de eficiência energética no setor industrial e aprofundar a abordagem dos sistemas motrizes nos cursos de graduação, pós-graduação e extensão em Engenharia Elétrica e Mecânica.
O presente projeto (do Plano de Aplicação de Recursos – PAR) entregou aos Lamotrizes um Plano de Negócios que visa à sustentação financeira desses laboratórios, via estruturação para trabalho em rede de cooperação, que poderá lhes conferir maior capilaridade e participação no mercado, além de alavancar a sua potencialidade pedagógica.
Próximos passos
Com a conclusão do projeto “Implementação de trabalho em rede nos Laboratórios de Otimização de Sistemas Motrizes – Lamotriz” o próximo passo é estabelecer a execução da Rede Lamotriz. O responsável técnico pela execução do projeto, o engenheiro de produção Carlos José Rupp Bindé Junior afirma que, com a estrutura e o Plano de Negócios já formulados, a próxima etapa para que a Rede Lamotriz possa estar apta a oferecer os serviços ao mercado está na “criação legal da rede através de uma associação, preparar a infraestrutura de negócios, contratação de profissionais e aprimorar os sistemas motrizes dos laboratórios”.
Por sua vez, o coordenador do projeto pela Eletrobras, o engenheiro Roberto Góes, afirma que o Plano de Negócios da Rede já foi submetido à Chamada Pública de captação de Projetos para o 4º Plano de Aplicação de Recursos do Procel (PAR Procel 2022/23), que ainda está em avaliação pelo Comitê Gestor de Eficiência Energética (CGEE). “A expectativa é pela aprovação do projeto pelo CGEE, e, se assim ocorrer, a oportunidade para efetivação dessa rede poderá ser fortalecida e virar realidade”, analisa Góes.
Todos os resultados do projeto, com seus cinco relatórios específicos, foram disponibilizados em uma página especial no site da Eletrobras. Para consultar essas informações e saber mais sobre a Rede Lamotriz, clique aqui.